Comicidade Feminina – A mulher na palhaçaria e no humor

Com Jordana Nascimento, Maruska Ribeiro, Fran Marinho e Karla Karenina
Mediação: Sâmia Bittencourt

Data: 10 de dezembro de 2021
Hora: 14h


Local: Sala Gasparino Germano - Teatro São José
R. Rufino de Alencar, 299-327 - Centro, Fortaleza

Sâmia Bittencourt

Sâmia Bittencourt: Atriz, bailarina e palhaça, (DRT-92), 46 anos, graduada no Curso Superior em Artes Cênicas - CEFET/CE. Com 28 anos em cena, já atuou em mais de 20 espetáculos. Desde 1993 tem seu trabalho artístico voltado para a pesquisa do corpo em cena com bases na Cultura Popular e na Antropologia Teatral. Sua veia cômica levou a atriz diretamente ao mundo da palhaçaria e do circo, onde já ganhou quatro prêmios com sua palhaça Nada no espetáculo Nada, Nenhum e Ninguém (1997). Atualmente dirige a Cia. CLE - Circo Lúdico Experimental, com pesquisa na acrobacia cênica e na palhaçaria.

Jordana Nascimento

Jordana Nascimento: Multiartista, empreendedora e mãe da Malu. Passeia por muitas linguagens, se dedicando principalmente à palhaçaria, artes visuais, literatura e produção cultural. Integra o Coletivo Bota o Teu e a Rede de Comicidade Feminina do Ceará. Também é educadora e brincante do "Reisado do Garajal: Guerreiros de Jorge"

Maruska Ribeiro

Maruska Ribeiro: Artista multilíngue, Iluminadora cênica e produtora cultural. Graduanda em Licenciatura e Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, realizando formação em audiovisual pelo CCBJ. Formação continuada em teatro conexões contemporâneas. Pesquisa a bufonaria, performance e iluminação cênica. Pesquisa a bufonaria, performance e iluminação cênica. Realizadora do PerFortaleza e integrante do Marminina Coletiv@.

Fran Marinho

Fran Marinho: Fran Marinho, de verdade Franciscarla Marinho do Amaral, Santo André, SP - Pedagoga (Especialização em Gestão Escolar) Fundação Santo André/SP. Palhaça há 15 anos com pesquisa/@atuação em Circo de Rua, gestora cultural do Espaço Cultural Circo do Asfalto, mestra da ESLIPA RJ  (Escola Livre de Palhaços).

Karla Karenina

Karla Karenina: É atriz de teatro, televisão e cinema. Escritora e poetisa ocupa a cadeira 24 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Começou sua trajetória artística na dança e no canto, mas foi no humor que ganhou projeção além dos limites do Estado do Ceará. Hoje é reconhecida nacionalmente e divide, até então, a carreira artística com a de terapeuta.