O ensino da palhaçaria – É possível ensinar e aprender palhaçaria? Experiências Pedagógicas: Escolas e Tradição

Com Rafael Melo, Wanderson Brasil (Palhaço Baratinha), Cláudio Ivo, Pimenta, Aldrey Rocha e Richard Riguetti
Mediação: Sâmia Bittencourt e Ângelo Márcio

Data: 09 de dezembro de 2021
Hora: 14h às 18h
Carga Horária: 12 horas

Local: Sala Gasparino Germano - Teatro São José
R. Rufino de Alencar, 299-327 - Centro, Fortaleza

Sâmia Bittencourt

Sâmia Bittencourt: Atriz, bailarina e palhaça, (DRT-92), 46 anos, graduada no Curso Superior em Artes Cênicas - CEFET/CE. Com 28 anos em cena, já atuou em mais de 20 espetáculos. Desde 1993 tem seu trabalho artístico voltado para a pesquisa do corpo em cena com bases na Cultura Popular e na Antropologia Teatral. Sua veia cômica levou a atriz diretamente ao mundo da palhaçaria e do circo, onde já ganhou quatro prêmios com sua palhaça Nada no espetáculo Nada, Nenhum e Ninguém (1997). Atualmente dirige a Cia. CLE - Circo Lúdico Experimental, com pesquisa na acrobacia cênica e na palhaçaria.

Angelo Marcio

Ângelo Márcio: Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2004), Ângelo Márcio tem 25 anos de experiência em atividades artísticas e culturais. É ator, clown, músico, arte-educador e produtor cultural. Atuou em vários espetáculos e ministrou diversos workshops e oficinas relacionados às áreas de música, teatro, arte educação e produção. É articulador, curador e diretor artístico do Festival Internacional de Circo do Ceará e Festival dos Inhamuns, Circo, Bonecos e Artes de Rua (2010-2021). Atualmente é secretário adjunto de cultura de Itapipoca.

Rafael Melo

Rafael Melo: Produtor, pesquisador, ator/palhaço brincante e arte educador na cidade de Maracanaú. Inicio da carreira artística em 2009 com pesquisa na palhaçaria, teatro de rua e ator brincante da cultura popular, integrante do Grupo Desequilibradoz, investigando o circo/teatro e a palhaçaria clássica na rua.

Wanderson Brasil

Wanderson Brasil: Nascido e criado em meio às lonas e picadeiros, Wanderson Lúcio Freitas herdou do avô, o famoso Palhaço Pimenta, a arte da palhaçaria. Aos 4 anos de idade tornou-se “Baratinha”, nome dado carinhosamente pela bisavó dele. Hoje, aos 22 anos, vive para ser palhaço, atuando diariamente no circo da família e levando a tradição da lona também para festivais e eventos como o Festival Internacional de Circo do Ceará, Festival dos Inhamuns, Festival de Quixeramobim e Festival de Salvador, dentre outros.

Aldrey Rocha

Aldrey Rocha: Aldrey Rocha, palhaço, ator, diretor e professor, formado pelo Curso Superior em Artes Cênicas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE), Pedagogia (Universidade Estadual Vale do Acaraú), Especialização em Arte e Educação (IFCE), Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais (Instituto de Ensino Tecnológico - CENTEC), Extensão em Música – Canto (Universidade Federal do Ceará – UFC), Palhaçaria (Escola Livre de Palhaços – ESLIPA/RJ) e Gestão Cultural (Instituto Eslipa - Richard Riguetti) e estudante de Instrumento Musical (Acordeon - IFCE). Atualmente, é Diretor/Gestor da Universidade das Artes - Escola de Comicidade. Na área de Gestão Cultural, tem experiência na organização e execução dos eventos Festival Vaia (Evento exclusivo a Palhaçaria) e Cearense de Improvisação. É fundador do grupo K’Os Coletivo, que possui como principais linhas de pesquisa a palhaçaria, a comédia e a improvisação teatral.

Pimenta

Pimenta: José de Abreu Brasil popularmente conhecido como Palhaço Pimenta, nasceu em 1945, na cidade de Jaguaribe. Iniciou suas atividades em circo por volta de 1960, no Gran Circo Uiara, como porteiro. Daí se envolveu nas ações de palco como trapezista, depois palhaço com o nome de Coça-Coça. Assumindo o posto mudou de nome para Palhaço Pimenta. Nestes 50 anos dedicados à arte circense, trabalhou em diversos circos, entre os quais o Estrela do Mar, Irmãos Silva, Barley Circo, Night and Day e Circo Uirapuru. É o mais antigo palhaço em atividade do Ceará, contemplado como Mestre da Cultura do Estado do Ceará. Com mais de 50 anos dedicados ao universo do circo, é a grande inspiração para muitos artistas e palhaços no Ceará e no Brasil. Gerou uma grande família e com ela grandes artistas circenses, filhos e netos que seguem a arte e a profissão do avô.

Cláudio Ivo

Cláudio Ivo: Multiartista, ator, circense, diretor de teatro e circo, palhaço, professor de palhaçaria, teatro, máscaras brincantes e Commedia dell'arte.

Richard Riguetti

Cláudio Ivo: Richard Riguetti: Ator, diretor, palhaço, professor, gestor cultural, fundador do Grupo Off-Sina, companhia de Circo Teatro de Rua, itinerante e de repertório, com 34 anos de atividades e fundador e Coordenador Pedagógico da Escola Livre de Palhaço – ESLIPA, primeira escola do gênero da América Latina e única gratuita.
Formado em mecânica pelo Colégio Técnico da Unicamp, em Teatro pela UniRio, em Gestão Cultural pela Faculdade Cândido Mendes e em música pela Escola Vila Lobos. É pai do Pedro Riguetti e do Renato Riguetti.