Cabeça de Nego é um espetáculo-brinquedo. É uma performance com base no jogo que utiliza habilidades circenses como pretexto para produzir um tempo espaço de jogo teatral sutil, capaz de criar as condições sensíveis de cumplicidade, identificação, pertencimento e desejo coletivo para fazer fluir provocações às humanidades. Operar o desafio de “transver” as potências alegres e provocações a partir de uma poética afroperspectivada.
Cabeça de Nego tem dramaturgia construída por João Carlos Artigos, Sérgio Machado e Leris Colombaioni, parceiros de longa data. Esse encontro tem como ponto de ligação a inquietude constante do aprimoramento das tecnologias humanas ligadas ao exercício do ofício de fazer rir e a função do palhaço na sociedade. Nele, o palhaço se vale de seu poder sensual utilizando técnicas como mágicas, jogos participativos, malabares, dança, música e muito humor. Subverter a expectativa da audiência de uma obra fechada para generosamente acionar o desejo inexorável de todo ser humano de brincar. Partindo de um pacto com o público, o “sim primordial”, a performance vai se constituir pelo compartilhamento dos erros, das limitações que são riquezas que tornam o defeito em “de efeito”.
Ficha Técnica
Performance: João Carlos Artigos
Supervisão Cênica: Sergio Machado
Assistente de Direção: Fábio Freitas
Concepção e Dramaturgia: João Carlos Artigos e Sérgio Machado
Assessoria em Palhaçaria: Leris Colombaioni
Adereços: Dodo Giovanetti e Fátima de Souza
Traquitanas/Invencionices: Fernando Dauganno
Figurino: Patrícia Muniz
Projeto Gráfico: Caco Chagas
Administração: Flávia Berton
João Carlos Artigos – Palhaço Hacker – Exú Laboral e Germinador de processos Criativos e pai do Rudá. Formado em Licenciatura Plena em Artes Cênicas na Universidade do Rio de Janeiro. Coordenador das 14 edições do Encontro Internacional de Palhaço Anjos do Picadeiro. Integrante fundador da Red Latinoamericana de La Risa – Brasil, Chile, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Equador, Peru e Guatemala. Cocriador e Palhaço Hacker da Rede Muda Outras Economias - uma moeda complementar. Em conjunto com Sidnei Cruz fez a Coordenação de processos artísticos e performances do Projeto Tangolomango – Festival da Diversidade Cultural. Integrou a equipe do Centro de Produção Cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro de 1986 à 1995. No cinema atuou nos filmes Cinco Vezes Favela – Agora por nós mesmos e a Corda Bamba. Prêmio Nariz de Prata no Festival Internacional de Mônaco e Prêmio Especial do Cirque Du Soleil. Atualmente está circulando com seu Solo Cabeça de Nego e com espetáculo Noite do Sorriso Negro, que além da concepção, atuação assina a direção.
VOLTAR