Maēternidades

Maēternidades

Fortaleza - CE
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Livre

Maēternidades

Ficha Técnica

Dramaturgia e interpretação: Stela Rosa (Palhaça Estelar)
Sonoplastia e Luz: Maruska Ribeiro

Sinopse

Equilibrada em pés de lata, carregando o bebê Dodô e duas sacolas com brinquedos, fraldas, alimento e um bambolê, Estelar — A que não é do lar — tenta cuidar do bebê e jogar bambolê. Entre risos e choros de Dodô, ela passa por situações caóticas até reconhecer que precisa de ajuda e convida um homem da plateia par ajudá-la. Brincando com as contradições dos papéis de gênero, ela o instiga a despertar seu “instinto paterno”, enquanto tenta jogar bambolê.

Minibio

Stela Rosa, Palhaça Estelar - A  que não é do lar - é  jornalista e pesquisadora.  Iniciou sua trajetória na Palhaçaria, em 2022, na Academia do Riso, Ceará. Ao longo desse percurso, participou de oficinas na área do circo, workshop de Bufonaria e de formações como Palhaçarias e Comicidades (Vila das Artes) e Princípios Básicos de Dança (CPBDança, do Teatro José de Alencar). Atualmente, está cursando o CPBTeatro e faz parte do grupo de estudo Mulheres Bufônicas e Bafônicas.
Seus trabalhos artísticos se inserem no contexto de ampliação das possibilidades estéticas e políticas da Palhaçaria e da Bufonaria Feminina,  ao transformar temas como trabalho doméstico invisível, dupla jornada, solidão materna, objetificação do corpo das mulheres e envelhecimento em matéria-prima do riso.